Nossa Creche

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Foto - 2008
Estudei cinco anos no colégio Lúcia Oliveira. Posso dizer que foi um dos melhores anos da minha vida. Eu participei também nesse tempo do projeto Mais Educação. Que tinha aulas de reforço, teatro, música... até hoje sou muito agradecida à Deus por ter colocado tantos profissionais capacitados que me ensinaram a ler, escrever e me mostraram a arte. Momentos únicos eu vivi, não só eu como todos os meus colegas e funcionários em geral. Também já visitei a nova instituição que agora é uma creche, e por mais que não seja como antes ainda tenho o prazer de ver crianças brincando no mesmo lugar que eu fui mais feliz.

Graziele Passos da Silva Estrela
Diploma datado no ano de 1966

Formandos da turma de 1957 - Colégio Lúcia Oliveira

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Inauguração da Escola Lúcia Oliveira

Referencia: http://gismarius.wix.com/escola-lucia-oliveira



Inaugurada no dia 05 de Outubro de 1934 pelo interventor da Bahia General Juracy Magalhães que logo após tornou-se governador. O prédio levou dois anos para ser construído, segundo o Sr. Dantinha (José Dantas). O terreno foi doado pela antiga Companhia Luz e Força, hoje Coelba que era vizinha do referido prédio. No início foi construído somente a parte de cima pelo governo do Estado que constava de 04 amplas salas de aula; duas na parte da frente e duas nas laterais. No lado esquerdo foi construído 04 banheiros feminino e um banheiro de professores.
O Grupo Escolar Lúcia Oliveira, recebeu este nome em homenagem a Sra. Lúcia Oliveira que foi a primeira professora estadual a vir para Itabuna, aqui casou, teve filhos, inclusive uma das filhas foi casada com o Sr. Raimundo Lima, pai de Moacyr Lima, casado com Honarina Lima, pessoas bem conhecidas na cidade de Itabuna. O grupo sempre funcionou em dois turnos e tinha mais de 400 alunos por turno. A noite funcionava a Escola Comercial de Itabuna.
Alguns anos depois, a prefeitura de Itabuna construiu a parte de baixo, com seis salas de aula e uma secretaria, onde funcionava a Escola Comercial de Itabuna, sendo sua primeira Diretora (que trabalhou muita pela construção) profª Litza Câmera. 
Durante muitos anos a Lúcia Oliveira era tido como um dos melhores colégios de Itabuna. Muitas pessoas ilustres já passaram por este educandário que oferecia educação privilegiada aos seus alunos. Tinhamos gabinete dentário que dava assistência aos alunos por intermédio do dentista Dr. Pedrito. Educação física todas sextas-feiras, educação familiar, desfiles da independência, primavera, dia das crianças, educação religiosa, merenda escolar.
Nos meses de Maio e Outubro exposição da imagem de Nossa Senhora com cânticos e orações todos os dias antes dos alunos entrarem em sala de aula com a presença de todos os professores que davam apoio total a todos os eventos. Tinhamos uma das melhores equipes de professores, secretarias, supervisores, pessoal de apoio e merendeira. Todo o grupo trabalhava em harmonia. P.S.: Foi construído também pelo governo do Estado na parte de cima: uma diretoria, uma secretaria onde funcionou por muito tempo a Delegacia Escolar e uma biblioteca. 
Relato da profa. Faride Chauí Barreto (ex-diretora da Escola Lúcia Oliveira) 



LÚCIA OLIVEIRA: DECISÃO DE FERNANDO ATINGE SINDICATOS LIGADOS AO PCdoB



Lúcia Oliveira foi fechado em um período em que completava 8 anos

O prefeito Fernando Gomes determinou a desocupação do prédio onde funcionou por décadas o Grupo Escolar Lúcia Oliveira. O imóvel estava sendo as sedes dos sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais (Sindserv) e dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias (SindiAcs/ACE), além dos Comerciários. O prazo para desocupação teria sido encerrado na última sexta (27).



Escola Lúcia Oliveira é reintegrada ao patrimônio do município de Itabuna




Como parte da retomada do desenvolvimento e fortalecimento da educação pública municipal, por determinação judicial a Escola Lúcia Oliveira foi reintegrada ao patrimônio da Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna. Com a medida, cujo cumprimento se deu na quarta-feira (26), o prédio da escola, que nos últimos dois anos esteve ocupado por três sindicatos, voltará a funcionar como centro de educação infantil, atendendo aos segmentos de creche e pré-escola para crianças de 18 meses até 5 anos.
http://www.itabuna.ba.gov.br/2017/04/27/escola-lucia-oliveira-e-reintegrada-ao-patrimonio-do-municipio-de-itabuna/
Entrevista com a coordenadora pedagógica Maria Antônia Alcântara, da antiga escola e hoje creche Lúcia Oliveira, sobre a educação na cidade de Itabuna, suas memórias e identidade, entrevista realizada para o componente curricular, Educação, memória e identidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Por Isa Cunha





Projeto Canto coral - 2010

Projeto Valores no antigo é de Amêndoa - 2011







Projeto Respeitando as diferenças - 2010

Projeto Sexualidade - 2010

Projeto de Leitura - 2012

Com cerca de 500 estudantes, a Escola Municipal Lúcia Oliveira alcançou o IDEB de 5,3 no ano de 2012. Saindo no ano de 2011 de 4,5. Tendo uma projeção de 8 pontos. Essa marca que batemos em 2012 era esperada para o ano de 2021. Estamos orgulhosos dos nossos trabalhos, isso aumenta nossa responsabilidade.




quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Relatos

Entrevista realizada com uma ex-estudante do Grupo Escolar Lúcia Oliveira- Por Antenógenes Júnio




Luana Novais Silva nasceu em Itabuna-Bahia, casada, trabalha como Tec. De Enfermagem no Hospital Manoel Novais de Itabuna, estudou na escola Lúcia Oliveira no período de 1991 á 1995, da 1ª a 4ª Série do ensino fundamental.


 O que achou do ensino, na época em que estudou na Escola Lúcia Oliveira?



Luana- Comparando aos dias atuais, foi uma educação de ótima qualidade e que contribuiu muito na minha formação escolar, pois o aprendizado era um pouco rigoroso. Lembro-me das sabatinas e tabuadas da época. Rs rs




Quais os prós e os contras que você recorda durante o período em que estudou na Escola?




L- Prós- A forma como ensinavam, merenda escolar da época (rsrs) e o acolhimento dos profissionais da escola. Contras- não me recordo, foi uma época tranquila e não entedia muito da politica escolar na época.





A escola pública dos dias atuais é pior do que a escola pública do seu tempo?




L- Sim, na minha visão, os alunos eram mais disciplinados que os de hoje. Eu acho que também houve uma perda da qualidade no ensino e falta de organização de gestores públicos, os mesmos não tem comprometimento com a educação atual.




 Com 4 horas e meia de aula por dia, você acha que deu conta de aprender todos os fundamentos do 1º grau em uma escola publica?




L - Sim, e agradeço pela grande contribuição dos professores, resumindo foi uma escola que colaborou muito para o meu aprendizado escolar.





Como você avalia o Ciclo Básico escolar atualmente?



L- No meu ponto de vista, o ciclo básico é uma 

oportunidade maior da criança se alfabetizar, e obter uma educação padrão. Enfim nem tudo está perdido, pois ainda encontramos grandes profissionais que se dedica para dar continuidades aos trabalhos dos antecessores.




















Fardamento da escola 












































Luana com a professora Socorro (1995) 


















Formatura 4ª serie realizada no pátio escolar (1995) 







Pátio da Escola






Uma parte da história...

A Escola Municipal Lúcia Oliveira foi inaugurada em Outubro de 1934, foi também a pioneira em escolas estaduais da cidade de Itabuna e no ano de 2003 a escola se tornou municipal. O nome da escola é uma homenagem para a primeira professora do estado que veio a residir na cidade. Como toda escola, a instituição de início esteve frente a problemas porém com uma boa administração ultrapassou algumas barreiras. Em sua trajetória a escola vem obtendo bons resultados positivos, dando destaque a premiação de alunos nos anos de 2006 e 2007 em um concurso voltado para área educacional. Infelizmente, no ano de 2015 a unidade de ensino foi desativada por falta de alunos e problemas na estrutura do imóvel, daí então o prédio passou a ser utilizado por sindicatos e outras entidades que se tornaram responsáveis pelo local.





Recentemente neste ano de 2018, a escola foi totalmente reformada e reinaugurada como a nova e então escola/creche Lúcia Oliveira, oferecendo educação infantil em tempo integral. Atualmente a estrutura conta com nove salas de aula, sala de professores, informática e diretoria, também possui cozinha, secretaria, refeitório, parque infantil, lavanderia e área de lazer bem ampla, sendo assim um espaço muito bem equipado e atendendo a todas as necessidades das crianças da educação infantil. O espaço interno recebeu pintura alegre e painéis confeccionados por artistas plásticos. A reforma e entrega da nova escola/creche é caracterizada como muito importante, pois oferece novas vagas para crianças da educação infantil, sendo então um novo espaço de aprendizado e convivência para as crianças do município.